Silveira
Silveira é um sobrenome de origem portuguesa e é o nome do lugar com muitas silvas.
Origem do sobrenome
A palavra Silveira vem do latim silva, que significa algo que é das florestas ou da selva. Em Portugal, costumava-se usar Silveira para tratar de um arbusto cujo fruto é a amora, chamado amoreira-silvestres.
É um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. Possui diversas origens de regiões diferentes de Portugal, predominando a região das Ilhas dos Açores. Uma delas é de que foi adotado pelo holandês Wilhem van der Haagen ou Haghe, quando passou pela Ilha Terceira (Açores) no século XV. Começou então a assinar por Guilherme da Silveira. A partir de Guilherme, descendem milhares de Silveiras e Silveiras Bruns de todos os cantos do Brasil.
A família Silveira provém da nobreza dos escudeiros de Portugal, muitos descendentes do senhor Fernando Afonso da Silveira, embaixo de Castela. Outra origem do sobrenome Silveira vem da herdade e torre de Silveira. Há os Silveiras que derivam de Giraldo Sem Pavor, que ganhou Évora.
Por mais que seja parecido com o sobrenome Silva, as famílias não têm qualquer origem ou raiz semelhantes de sobrenome.
O brasão
O brasão da família Silveira constitui-se de listras vermelhas e brancas alternadas horizontalmente. Pode conter ícones dependendo da origem da região de cada família. Esses ícones podem ser uma cruz na parte superior esquerda, um capacete medieval ou um urso.
O significado desse brasão é: garra, energia, capacidade, hombridade, amizade, força, inteligência, fé, elegância, carinho, coerência, honestidade, foco, esperança, criatividade, organização, ânimo, rapidez, perseverança, perspicácia.
Personalidades com sobrenome Silveira
Uma personalidade com esse nome é a atriz e cantora Juliana Silveira. Começou sua carreira em 1993, como assistente de palco. Em 2002, interpretou a protagonista Julia do seriado Malhação. E um de seus papéis mais conhecidos, entre 2005 e 2006, encarnou Floribella na Band, onde se lançou como cantora.
Nise da Silveira foi uma renomada médica psiquiatra brasileira. Ganhadora de reconhecimento nacional e internacional, sua história foi adaptada para o cinema em 2015, sendo interpretada pela atriz Gloria Pires.