Costa
Costa é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele natural do litoral”.
Origem e significado do sobrenome Costa
Costa é um sobrenome originário de Portugal, vindo do latim “costa”, que quer dizer “costela” ou “próximo à costa”. Como antes era bastante comum o local onde as pessoas habitavam designar a sua identidade, os Costa provavelmente vieram de uma região costeira.
O sobrenome Costa tem classificação como um toponímico, já que possui origem geográfica. Tempos depois, passou a ser usado de forma metafórica na descrição de montanhas, o que resultou em seu significado geográfico.
O costume de denominar “da Costa” todos os habitantes que moravam próximo a regiões costeiras teve início durante o império romano, continuando até a Era Moderna. Por essa razão, são encontrados membros da família Costa por toda a extensão que pertenceu ao Império Romano.
Há ainda fontes que defendem a origem do sobrenome como vindo do nome grego “Kosta”, que se trata de um diminutivo do nome búlgaro “Konstantin” (Constantino em português). Isso traria o significado de "pessoa constante” ou “aquele que é perseverante”.
A primeira família a ser designada por esse sobrenome teria feito parte da nobreza medieval, durante o século XIII. Um dos primeiros registros encontrados sobre a família Costa pertence a um homem de nome Nicolau Kosta.
Outras fontes afirmam que esse sobrenome tem origem datada do século XII, usado no tempo de Dr. Afonso Henrique, sendo então ligada à designação da Quinta da Costa, na Comarca de Guimarães, pertencente a Gonçalo da Costa. Algumas das famílias Costa usavam também outro sobrenome em conjunto, isso provavelmente para diferenciar das outras famílias com esse sobrenome.
É bastante comum esse sobrenome ser encontrado em países europeus, como Portugal, Espanha e Itália. Por consequência da imigração dos habitantes desses países, esse sobrenome se espalhou por países como Brasil, Uruguai e Argentina.
O sobrenome também passou a ser usado por índios, negros escravizados e novos cristãos, ou seja, judeus que foram obrigados a se converter ao catolicismo durante o período da inquisição.
O brasão da família Costa é constituído de seis costelas de prata, que estão alinhadas a três faixas e ordenadas a duas palas, posicionadas sobre um escudo de cor vermelha. Apesar de aparentar simbolizar ossos de uma costela, pesquisadores afirmam que, na verdade, representa uma espécie de faca de sapateiro, que possui uma curvatura e não possui ponta. A inclusão dessa faca ao brasão teria ocorrido ao designarem uma família de sapateiros que usava esses instrumentos como “família das costas”.
Entre as personalidades conhecidas que levava o sobrenome Costa está o segundo governador-geral do Brasil, Duarte Costa (início do século XVI – 1560), que veio ao Brasil no ano de 1553. Mas, por não ter feito um bom governo, acabou voltando para Portugal junto da sua família. Outra personalidade é a cantora Elis Regina Carvalho da Costa (1945 – 1982), famosa cantora brasileira.