Nogueira
Nogueira é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que reside junto às nogueiras”.
Origem e significado do sobrenome Nogueira
Nogueira é um sobrenome originário de Portugal, que tem o significado de “pessoa eu reside junto às nogueiras”. É um sobrenome que se refere à árvore de noz e, a princípio, foi usado para designar pessoas que habitavam próximo ou dentro de uma região onde havia essas árvores em abundância, o que era um fato muito comum na época. Isso o classifica como um sobrenome toponímico, pois tem uma origem geográfica.
Uma das primeiras pessoas com esse sobrenome é D. Mendo Paes Nogueira, que viveu durante o reinado de D. Afonso VI, no ano de 1089. Ele foi um cavaleiro da Ordem do Templo. O sobrenome foi adotado do solar onde ele vivia, chamado Torre de Nogueira, que fica localizada próxima ao Minho, em Portugal.
Nogueira foi um sobrenome também usado por judeus que tentavam fugir da perseguição na Idade Média, além de novos cristãos que lutavam contra os “infiéis”.
Registros mostram que o sobrenome Nogueira chegou ao Brasil através de uma família que se estabeleceu primeiramente no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, a família se desmembrou, espalhando-se principalmente para o Estado de São Paulo e Minas Gerais. Essa família passou a ser reconhecida como fundadora de povoados, pois no início, vendia as terras que foram desbravadas por elas para a formação de freguesias.
O brasão da família Nogueira pode ser encontrado em diversas versões, o que ocorreu porque algumas vertentes da família buscaram criar o seu próprio brasão para adequar as características principais. A maior parte dos brasões dessa família apresentam as cores amarelo, vermelho, verde e prata como principais. Porém, há também alguns onde os escudos possuem as cores branco e azul. Um detalhe presente em todos os brasões é um escudo dourado, onde há uma banda xadrez verde e prateada, ou então branco e verde. Há também os que apresentam uma faixa que divide o escudo ao meio, de cor avermelhada.
Uma personalidade com esse sobrenome é o cantor, compositor e apresentador Diogo Nogueira (1981 -), filho do também cantor e compositor de samba João Nogueira (1941- 2000).