Raimundo
Raimundo é um nome muito comum e utilizado tanto no Brasil, como em países latino-americanos e na Espanha. Usado como nome masculino (ainda que possua a variante feminina também muito usada), a sua origem remete aos nomes europeus, especialmente espanhóis e franceses (ainda que o vejamos com mais frequência em terras brasileiras).
Na cultura espanhola, o nome Raimundo significa “defensor sábio” ou “o que protege com conselhos”. O primeiro uso do nome em sua variante original, que é a germânica “Ragnemundus”, data de tempos antigos, sendo que a popularização do mesmo aconteceu apenas em meados do século XIX.
Este é um nome comum para santos católicos, como Raimundo Nonato, e tem a sua variante muito conhecida e usada em países de idioma anglo-saxão, Raymond, que tem a mesma origem e significado de sua versão brasileira e latino-americana: “sábio protetor”, ainda que não possua a variante feminina, como em alguns outros países com o nome.
Por ser um nome de origem europeia, se espalhou para diversos países além dos já citados, o que lhe deu um grande número de variantes de grafia e pronúncia, mas que sempre mantém o significado germânico original. Algumas delas destoam bastante da original, como a versão basca “Erramun”. Porém, a grande maioria se aproxima do nome-origem, como Ramon, em catalão, Reimo, em finlandês e Raimondo em italiano.
A letra inicial do nome (R) também está relacionada com sabedoria e aconselhamento, o que apenas reforça o significado germânico original do nome. Pessoas com nomes iniciados em letra R tendem a ter mais facilidade para solucionar problemas alheios, ainda que fiquem confusos com os seus próprios.
Apelidos comuns para este nome, no Brasil, são Rai, Mundo, Mundinho e alguns que não tem muito a ver com a grafia, derivados de outros apelidos, como Dinho. Na versão inglesa, o apelido mais comum é Ray.