Lúcifer
Lúcifer é um nome próprio geralmente masculino. Alguns dizem ser derivado da língua latina, outros defendem que tenha se originado em Israel.
Em latim, a forma do nome e seu significado estão em perfeita comunhão. Lucifer seria a junção do substantivo lux com o verbo ferre. Lux significa luz, enquanto o verbo ferre quer dizer trazer.
Sendo assim, o significado do nome Lúcifer é aquele que traz luz.
Inicialmente, em Latim, o nome Lucifer era utilizado para se referir a Vênus, a estrela da manhã. Vênus é a primeira estrela que aparece no céu.
Lucifer é também o nome dado ao chefe dos anjos que se rebelou contra Deus no céu, como pode ser visto no versículo doze do capítulo catorze do livro de Isaías: “Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações!”.
Lucifer também quer dizer o maior, o primeiro de todos. Sua associação com o anjo caído e, por consequência, com o diabo e com coisas malignas infelizmente ofusca a beleza do significado original do nome.
Pela associação com satã ou o demônio, o nome Lúcifer é muito raramente utilizado como nome próprio, pois é mal visto, é associado com o inferno e coisas diabólicas.
Entretanto, seria muito interessante a volta ao sentido original do nome: aquele que traz luz. O nome em si nada carrega de maligno. Deus deu chamou o anjo caído de Lúcifer, pois, antes de se rebelar, conta-se que era um dos mais bonitos, seu braço direito.
Embora o sentido original do nome Lúcifer seja quase sublime e muito bonito, a cultura ocidental é, em sua maioria, cristã e associa o nome ao demônio. Sendo assim, é bem difícil que se encontre pais que desejam dar ao filho o nome de Lúcifer.