Fênix
Fênix é um nome unissex, ou seja, pode ser usado tanto para homens quanto para mulheres. Apesar disso, Fênix é mais comumente utilizado como um nome masculino.
Fênix é uma forma variante do nome Phoenix, advindo da língua grega φοινιξ. Em grego, Fênix significa “vermelho escuro”.
A Fênix é um pássaro de fogo que faz parte da mitologia grega. Embora as histórias da mitologia costumem variar e possuir diversas versões, em todos os mitos e lendas nos quais aparece, a Fênix sempre é um pássaro imortal e, por isso, é considerada como um símbolo de imortalidade até os dias atuais.
A linha de fundo de todos os mitos que contêm a figura da Fênix costuma girar em torno destas linhas: após viver por muitos séculos, o pássaro seria consumido pelo fogo até restarem apenas cinzas. Então, a partir destas cinzas, o animal se reergueria novamente. Um detalhe importante é que o fogo que consome o animal é auto-gerado, ou seja, criado pelo próprio corpo do animal.
As lágrimas da Fênix, de acordo com as lendas, teriam poder de curar qualquer ferida ou mesmo doença. Podendo renascer, este ciclo não é eterno, mas é bem grande. Alguns cálculos antigos alegavam que o pássaro mitológico poderia viver até pouco mais de noventa e sete mil anos de idade.
Uma das mais famosas aparições da figura mitológica da Fênix, nos dias atuais, se deve à JK Rowling e à série Harry Potter. Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts, possui uma Fênix de estimação chamada Fawkes. O próprio Harry, no livro Harry Potter e a Câmara Secreta, vê queimar e ressurgir das cinzas.
A pessoa com o nome Fênix, relacionado ao pássaro lendário, seria alguém capaz de renascer de suas próprias cinzas, de se reerguer e de fácil adaptabilidade a mudanças. Também seria alguém cuidadoso, com vocação para o cuidado com o outro.