Coruja

Significado do símbolo Coruja

Em muitas tradições e culturas pelo mundo a coruja aparece como símbolo. Por suas características e comportamento, ela é comumente relacionada com mistério e com o oculto.



A coruja, diferentemente da grande maioria dos pássaros, tem hábitos noturnos. Com uma cabeça grande capaz em algumas espécies de girar em até 270º e grandes olhos adaptados para ver no escuro a coruja possui uma incrível capacidade visual. Além disso, possui uma audição bastante apurada e a capacidade de voar sorrateiramente sem fazer barulho, estando perfeitamente adaptada para a caça. Habilidades que fazem da coruja também símbolo de sabedoria e inteligência.



Como animais noturnos e solitários, essas criaturas foram ao longo dos anos sendo identificadas com o conhecimento interior, intuição e habilidades psíquicas. Em algumas culturas as corujas simbolizam o contato das criaturas terrenas com as criaturas espirituais. Ao mesmo tempo elas podem ser identificadas com azar, mau augúrio, trevas, escuridão da alma e bruxaria. A coruja, portanto, possui uma grande gama de significados, podendo estes serem mais positivos ou negativos dependendo da cultura que a representa.







Assim ela poderá aparecer como símbolo da lua e de boa sorte, bem como símbolo da alma feminina como acreditam os aborígenes da Austrália. Porém, os hábitos noturnos e o ar enigmático da coruja faz com que muitas vezes ela seja associada às questões mais sombrias da existência como a morte, desastres e presságios de acontecimentos negativos.



Os astecas identificavam a coruja com o deus dos infernos. Outros grupos de nativos americanos atribuem a coruja o conhecimento sagrado que é acessado pelos xamãs, e existem culturas indígenas que usam as penas da coruja como proteção contra maus espíritos.



Na idade média acreditava-se que as bruxas e os magos podiam se transformar em corujas e dessa época descendem ideias que associam a coruja ao guardião da noite, dos mortos e dos cemitérios. Assim, a ave está associada a magia e ao xamanismo. Para os celtas ela significa sabedoria, transformação e desapego.



Da antiga Grécia advém a ideia da coruja como símbolo de sabedoria e inteligência. A deusa Atena, deusa da justiça e da sabedoria, era representada por uma coruja e assim também o era a sua equivalente romana a deusa Minerva. A ligação da coruja com a sabedoria vem da ideia de que com seus grandes olhos que podem enxergar na escuridão ela se assemelha ao sábio que pode ver onde prevalece a ignorância, pode ver onde há trevas. Na Grécia a coruja apareceu também em moedas, e assim foi associada a riqueza.





A coruja é também um símbolo importante do chamado Bohemian Club. O Boheminan Club é formado por um grupo de pessoas muito ricas e influentes dos EUA, que uma vez por ano se reúnem num bosque situado na Califórnia, chamado de Bohemian Grove. Lá durante algumas semanas, entre outras coisas, eles prestam culto a uma coruja de 12 metros de altura.



Alguns comparam a coruja ao gato. Pelo seu comportamento e personalidade ela seria o “gato com asas”. Contudo, hoje em dia dada a sua ligação com a sabedoria a coruja é associada com a educação, aparecendo muitas vezes como símbolo de graduação ou de pessoas recém-graduadas..



 



 



↑ VOLTAR AO TOPO ↑


Receba o nosso conteúdo direto no seu email!

↑ VOLTAR AO TOPO ↑