Ribeiro
Ribeiro é um sobrenome muito comum utilizado no Brasil, e tem a sua origem no Latim e na língua portuguesa, que também é uma língua majoritariamente latina, com participações importantes de idiomas indígenas, como o tupi-guarani. Significa “riacho” ou “rio pequeno” e além da função de sobrenome, também é uma palavra com função substantiva e variações respectivas, como ribeirinho e ribeirão, que são usadas para se referir aos rios em algumas localidades específicas do Brasil.
A origem latina do nome advém da palavra “ripariu”, com o mesmo significado de Ribeiro, (“rio pequeno”) além de poder significar “passagem pequena para água” ou “espaço de passagem para rio”. Muitos estudiosos consideram que o nome Ribeiro se originou dentro de uma localização específica e apenas por isso ele existe hoje.
Diz-se que primeira família de que se tem notícia com o sobrenome Ribeiro registrada em Portugal tinha este nome por conta das características físicas presentes em sua propriedade: havia um riacho pequeno nela, o que acabou tornando-a conhecida em sua região de Portugal.
Acredita-se que o nome tenha aparecido no século VIII d.C, e que foi transmitido de geração em geração, chegando até a grande burguesia portuguesa no século XI, até chegar ao Brasil e ter o uso frequente que conhecemos hoje, tendo sido o nome mais uma das coisas que vieram nos navios portugueses para as terras do pau-brasil no século XV. Há uma variação bem conhecida que tem origem brasileira, “Ribeira”, que também tem o mesmo significado e também é usada como sobrenome.
É um sobrenome com tanta personalidade que muitas pessoas que o possuem, especialmente homens, o tem transformado em apelido. Segundo algumas análises e dissecações do nome, ele é sinônimo de generosidade, caridade e boas influências, tanto na vida pessoal, como no trabalho e na vida dos que circulam ao seu redor.