Regiane
Regiane é uma variação brasileira do nome Regina, e compartilha o mesmo significado do que seu nome originário: significa “rainha”. “Regina” um nome muito usado em diferentes países, mas nem por isso foi modificado drasticamente em cada um deles, mantendo a sua forma e pronúncia com poucas diferenças nas variantes de cada país, sendo originário do Latim. Ainda assim, derivou-se dele o “Regiane” no Brasil.
Pode-se entender deste nome que a mulher que o possuir se destaca das demais, tendo algo de nobre em sua vivência. “Regiane” traz consigo uma série de atributos de boas qualidades, como um bom caráter, liderança e uma habilidade diferenciada para fornecer conselhos, advinda da letra inicial do nome, “R”. Teve o seu significado original latino confundido com o nome germânico ragin, que também traz um teor de conselho e proteção em seu significado original.
No Brasil, ainda existem duas grafias diferentes para Regiane, sendo elas Rejane ou Regiana, o que o faz um nome típica e unicamente brasileiro. Ainda assim, a sua versão originária do latim está presente em todo o mundo, tendo em países da África e alguns da Europa uma diferenciação maior na grafia, como Lagina, em Afro-americano e Raya, em búlgaro.
O nome Regina, do qual deriva a versão brasileira Regiane, era anteriormente utilizado como um nome relacionado ao mundo cristão, sendo, por isso, muito popular entre as mulheres em tempos mais remotos, sendo o nome de uma santa do século II. Já na Inglaterra, o aparecimento deste nome aconteceu na Idade Média, de forma a honrar a Virgem Maria, por conta de suas qualidades nobres, associadas ao significado do nome e ao título Regina Coeli.
Apelidos comuns para o nome “Regiane” são Rê, Giane e alguns diminutivos como Rêzinha, bem caracteristicamente brasileiros, fazendo jus à variante do nome Regina que existe apenas em terras canarinho.