Prado
Prado é um sobrenome de origem italiana e significa “pessoa que mora no campo”.
Origem e significado do sobrenome Prado
Prado é um sobrenome de origem portuguesa que significa “pessoa que mora no campo”. O termo “padro” vem do latim “pradi”, que quer dizer “aquele que veio da pradaria” ou “pessoa que mora no prado”.
Com o passar do tempo, o sobrenome “Pradi” se transformou em “Pratum”, em seguida “Pratu”, “prato” e, por fim “Prado”, que nesse ponto já havia se tornado uma mescla do italiano com o latim. Isso originou as denominações “Casata del Prado”, que significa “casa do campo”.
O sobrenome surgiu primeiramente para ser usado ao se referir às pessoas que moravam nos prados, campos ou pastos, o que faz com que o sobrenome Prado seja considerado um toponímico, já que a sua origem vem de uma localidade.
A linhagem da família prado é muito antiga e provém de Estevão Carpinteiro, que recebeu o apelido de Prado. O termo Prado também passou a ser usado pelos romanos para nomear uma deusa que os protegia nas jornadas.
O brasão da família Prado apresenta um escudo dourado com um pinheiro verde à esquerda e um leão negro à direita. O timbre é também formado por um leão negro.
Uma pessoa bastante conhecida com esse sobrenome é o ator Osmar de Amaral Barbosa (1947 -), que é mais conhecido como Osmar Prado, famoso por seus inúmeros papeis de sucesso na TV e no cinema brasileiro.
Numerologia do sobrenome Prado
Expressão do destino: O sobrenome Prado recebe o número 9, apontando uma pessoa que gosta de viver em tranquilidade e que busca sempre a harmonia ao seu redor. É alguém que possui muito carisma e que sabe o que quer da vida. Porém, pode apresentar momentos onde perde a confiança em seus projetos, deixando a pessoas com esse sobrenome sem rumo. Apesar disso, apresentam habilidade para desempenhar atividades complexas e adoram ser desafiados.
Desejo do coração: O sobrenome Prado recebe o número 7, o que define alguém compressivo e que perdoa com facilidade. Por ter um magnetismo difícil de resistir, geralmente é cercado de pessoas, que sentem prazer em estar em sua companhia. É uma pessoa que se apaixona com facilidade, mas não gosta de relacionamentos onde se sinta sufocado. Quando não consegue o que deseja pode se mostrar melancólico e distante.