Oliveira
Oliveira é um substantivo comum que, quando transformado em substantivo próprio, é muito usado como sobrenome e, mais raramente, como nome próprio.
Oliveira é o que se chama de um nome toponímico, palavra que vem do gregos τόπος, "lugar", e ὄνομα, "nome” e que significa “nome do lugar”. Oliveira não é estritamente um lugar, mas uma árvore. Ainda assim, o nome é considerado toponímico por fazer referência a um ponto físico real.
O nome Oliveira surgiu em Portugal e, como o Brasil foi colonizado por esse país, Oliveira passou a ser um sobrenome comum em terras tupiniquins.
A árvore oliveira é a que produz a oliva, também conhecida como azeitona. A partir dela, também é produzido o azeite de oliva. O nome Oliveira originou-se num local português chamado Paço de Oliveira, localizado na freguesia de Santa Maria de Oliveira, Arcos de Valdevez. Inicialmente, o sobrenome era utilizado para identificar uma família da região que possuía uma vasta plantação de oliveiras. Com o tempo, o sobrenome se alastrou e perdeu o sentido original, que era designar produtores de azeitonas.
De acordo as informações disponíveis, acredita-se que tenha sido Pedro de Oliveira o primeiro a utilizar tal sobrenome. Seu filho, D. Martim Pires de Oliveira, tornou-se o arcebispo de Braga.
A família Oliveira, assim como muitas outras, possui um brasão. Nele, podemos perceber a árvore oliveira em destaque, na cor verde, contra o fundo vermelho do brasão. Acredita-se ser este o brasão original. Em outras versões, podemos encontrar as raízes da oliveira na cor branca e também alguns frutos de cor dourada pendentes da árvore.
A oliveira é o símbolo da paz, da vitória, da fama e da glória imortal e, na Antiguidade Clássica, seus ramos eram usados como adornos de reis e imperadores.
Assim, a pessoa que carrega o nome Oliveira possui todo um passado histórico de uma família muito antiga, além da simbologia da árvore oliveira.