Maciel
Maciel é um nome masculino que, a princípio, não era um nome próprio e sim um nome de família, ou seja, um sobrenome.
Originalmente, Maciel teria sido o nome de uma família originária da França, mas desde o século XII é bastante utilizado em Portugal.
Genealogistas alegam que o sobrenome tenha origem nobre e antiga, remontando a um cavaleiro francês que teria se fixado em Portugal bem no início do país, na época do reinado de D. Afonso I, considerado o fundador do Reino de Portugal.
Os etimologistas classificam o nome Maciel, dentro da onomástica, como um nome toponímico, ou seja, um nome que surgiu por causa de um lugar. No caso do nome Maciel, acredita-se que tenha surgido por causa de uma propriedade rica em macieiras. De acordo com o que conta a história, D. Afonso I teria dado a um cavaleiro francês uma propriedade em Portugal. Essa propriedade, no concelho de Viana do Castelo, foi dada como uma gratificação por o cavaleiro ter auxiliado na reconquista desse território, ao expulsar os mouros. Com o tempo, a propriedade passou a se chamar Solar dos Maciéis.
Conta a tradição que foi a família Maciel a primeira a iniciar a povoação da região de Viana, deixando fazendo com que o nome Maciel se tornasse cada vez mais conhecido.
Apesar disso, os primeiros registros de pessoas com o sobrenome Maciel só surgiu na segunda metade do século XV, com Gonçalo Anes Maciel, o pai de Bartolomeu Gonçalves Maciel.
O sobrenome Maciel chegou ao Brasil da mesma forma que todos os outros nomes portugueses: através da expansão marítima de Portugal e colonização do Brasil.
A popularização do nome Maciel levou à multiplicação de usos do sobrenome, fazendo com que ele também passasse a funcionar como um nome próprio masculino que ficou bastante comum no Brasil.