Juliete
Juliete é um nome feminino que é uma variação de grafia proveniente da forma francesa Juliette.
O nome francês Juliette, por sua vez, é a forma diminutiva do nome Julie. Julie é a forma francesa do nome Júlia, muito comum na Roma Antiga, sendo inclusive o nome da filha do Imperador Augusto, que esteve à frente da cidade Eterna durante o período conhecido pelos estudiosos como Século de Ouro.
Julia é a forma feminina do nome Julio. O nome Júlio não surgiu como um nome próprio individual, mas era o nome de uma família poderosa. Dessa família descende aquele que foi Imperador de Roma antes de Augusto: Júlio César. O nome pode ter surgido em referência ao maior deus romano: Júpiter.
O nome Juliete, enquanto variante posterior de Júlio tem suas vertentes de significado fortemente ligadas ao poder. A família de Júlio César foi uma das mais poderosas que a cidade de Roma já presenciou.
O deus Jupiter, possível fonte de inspiração para o nome, foi quem destronou Cronos, que era seu próprio pai, e os outros Titãs. Graças a ele os Titãs foram expulsos do Olimpo e os deuses puderam reinar.
O nome Juliete é, de certa forma, contraditório. Enquanto que sua origem mais remota é ligada ao poder, força e conquistas – pois foi por causa de Júlio César que Roma pôde se transformar num dos maiores Impérios da humanidade – também é uma forma moderna e diminutiva.
Formas diminutivas, em geral, são carinhosas, indicam inocência e fragilidade. O nome Juliete, então, pode ter seu significado interpretado por extensão e combinação de suas origens.
Juliete significaria pequena força, bravura frágil, conquista inocente, pequena bravura, pequena conquista, frágil conquista, força inocente, bravura inocente. A combinação que significaria “força frágil” pode ser descartada por ser antitética, ou seja, é composta por termos opostos e que se anulam.