Guimarães
Guimarães é um sobrenome de origem Germânica e significa “cavalo de guerra”.
Origem do sobrenome
O que se sabe é que o sobrenome tem origem na palavra wigmar, que significa cavalo de guerra. Com o tempo, o nome adaptou-se para Vimara até chegar à variante Wimaranis. Wimaranis significa terra de cavalo de batalha e virou o nome de uma vila.
Vimaranis é o nome de como ficaram conhecidos os primeiros conquistadores que surgiram no norte de Portugal. Com o tempo, o nome mudou para Conquistadores. Nesse mesmo local, construiu-se a cidade de Guimarães no século V. A região de Guimarães foi berço da na primeira nação europeia e portuguesa. Foi uma das famílias mais nobres de Portugal. Primeiramente foi construído o mosteiro e depois o castelo. As pessoas começaram a se fixar nos arredores, formando povoados até as vilas passarem a ser uma cidade.
Historiadores dizem que muitas peregrinações ocorreram para o Mosteiro. O mosteiro recebia doações de nobres reais, por isso a cidade Guimarães tornou-se importante, virando capital do condado, imposto por D. Henrique e seu filho D. Afonso (ambos nasceram na cidade). Note que D. Afonso foi o fundador do Reino de Portugal. Com tudo isso, as pessoas que moravam na cidade passaram a adotar Guimarães como sobrenome para serem identificadas como cidadãs da cidade.
Sabe-se que muitas vezes o sobrenome indicava o nome do pai ou da mãe. Por isso, o sufixo “es” significa filho de. Dessa forma, Guimarães significa filho de Guímaro ou Vímara.
Brasão
O brasão da família Guimarães é composto por um leão na cor cinza, com a língua e garras azuis, virado para a esquerda. O fundo é uma faixa vermelha, no centro do escuro e uma rede na cor preta, nos dois lados da faixa.
O brasão Guimarães significa: tradição, coerência, nobreza, fortalecimento, maestria, empenho, curiosidade, esperteza, amizade, força, garra, serenidade, foco, energia, ação, conhecimento, proteção, coragem e fé!