Abel
Abel é um nome masculino razoavelmente comum no Brasil.
O nome Abel tem sua origem encontrada no hebraico הֶבֶל (Hevel) ou הָבֶל (Havel), que significa “respiração”. Por extensão, atribui-se ao nome Abel o significado de “efêmero”, ou seja, daquilo que é breve, que não é eterno.
O nome Abel é bastante importante na Bíblia e na tradição judaica. No Antigo Testamento da Bíblia é possível encontrar a história de Abel, que era filho de Adão e Eva. Caim, seu irmão mais velho, sentia muita inveja de Abel, pois Deus se agradava mais dele. Assim, um dia, Caim matou Abel.
Ao longo do tempo, Caim e Abel ficaram conhecidos como o padrão dos irmãos rivais, junto de outra dupla que está no Antigo Testamento da Bíblia: Esaú e Jacó.
O nome Abel foi bastante utilizado pelos Cristãos, por representar a pureza e uma alma que é piedosa e agrada a Deus. O nome passou a ser mais utilizado a partir do século XIII e foi bastante popular na Inglaterra, em especial durante a fase puritana. Em Portugal, encontra-se registro do nome Abel sendo utilizado desde o ano de 1838.
No Brasil, o nome Abel foi o escolhido para batizar uma instituição escolar que é mantida pelos irmãos Lassalistas, ordem fundada por São João Batista de La Salle. O Instituto Abel, a princípio uma escola, estendeu-se e também fundou a Faculdade UniLaSalle.
Numerologia para o nome Abel
De acordo com os estudos realizados por numerólogos, pessoas que se chamam Abel possuem a tendência a ter um espírito desejoso por aventuras e uma personalidade bastante decidida, que não gosta de passividade. Sua energia é bastante contagiante para todos aqueles com os quais convive.
É importante que Abel vigie para que essas suas características não sejam exacerbadas e acabem se transformando em teimosia, o que pode afastar as pessoas.